AS LIÇÕES DO GOVERNO DILMA

Paulo Farias / No Comments

Pode parecer estranho, mas temos muitos aprendizados a extrair do Governo Dilma.

Tudo começou quando o Presidente Lula, fazendo uso do seu poder, adquirido pelos votos de boa parte da sociedade e pelo bom momento do cenário mundial decidiu eleger “um poste”.

“O poste” Dilma Rousseff, reconhecida como gerente eficaz e “mãe do PAC”, sem habilidade política, sem preparo, sem carisma e muito menos apoiadores, decidiu aceitar o desafio.

Ela pensava que bastava se sentar na cadeira da presidência que tudo aconteceria, como num passe de mágica. “O poste e aprendiz de feiticeira”, em apenas quatro anos, destruiu tudo o que a sociedade conquistou com muito trabalho e esforço nos 16 anos anteriores à sua posse.

Isso que está acontecendo no governo Dilma, também acontece em muitas empresas brasileiras, principalmente nas empresas familiares. É comum encontrar pessoas sem formação, sem habilidades gerencias à frente de departamentos ou divisões importantes da empresa.

Essas pessoas fazem questão de imprimir em seus cartões de visitas cargos como: “gestores”, “diretores” ou “líderes”, chegam ao poder através de contratações mal realizadas e sem critérios ou de processos não profissionais de sucessão familiar.

Sempre haverá alguém com poder para eleger um poste. Sempre haverá alguém que acredita que um herdeiro poderá ser um sucessor. Há muita diferença entre herdeiro e sucessor, enfim sempre haverá alguém para colocar uma tartaruga na árvore.

Há mais de 20 anos, quando vivíamos sob altos índices de inflação e a concorrência estrangeira praticamente não existia, era possível trabalhar com “postes” e repassar todas as ineficiências da gestão para os preços dos produtos. Hoje não é mais possível.

Enquanto o mercado estava aquecido, ou como “os postes” preferem, “o mercado estava comprador”, suas ineficiências, falta de planejamento, falta de estratégia, falta de coerência, não apareciam.

Agora com a crise e concorrência acirrada as falhas surgem e a empresa passa a correr riscos. A diferença é que o governo pode, não sabemos por quanto tempo, fazer o povo pagar a conta da sua incompetência, já o seu cliente não está mais disposto a pagar pelas suas ineficiências.

Esse é o grande aprendizado a ser extraído do governo Dilma. O futuro do seu negócio está nas decisões que você toma. Dê atenção aos cargos de diretoria e gerência da sua empresa. Não permita “postes” nesses cargos. Se quer uma empresa de sucesso, coloque profissionais melhores que você à frente do negócio. Não coloque tartarugas em árvores.

Posted in: Blog
No Responses to “AS LIÇÕES DO GOVERNO DILMA”

Deixe uma resposta

        Desenvolvido por Fábrica de Soluções Web